Toxicodependentes não estão suficientemente informados antes de iniciar o tratamento, mas estão satisfeitos com as opções disponíveis
O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT, I.P.), que em breve dará lugar ao futuro Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, conduziu um estudo sobre o tratamento da toxicodependência, com o objectivo de conhecer as percepções relativamente à qualidade, acesso e benefícios do tratamento da dependência de opiáceos em Portugal.
O estudo português decorreu no âmbito do Project Access, um estudo europeu, que se encontra a decorrer durante o ano de 2011, simultaneamente em 11 países, incluindo Itália, Áustria, Reino Unido, Alemanha e Suíça, com o objectivo de sustentar decisões informadas relativamente às políticas e tratamento da toxicodependência na Europa.
Em Portugal, o estudo decorreu entre Abril e Junho de 2011 e envolveu entrevistas a médicos, toxicodependentes em tratamento (com e sem medicação) e consumidores de rua.
Segundo o estudo, 70% dos médicos considera que o número de pessoas em tratamento tem vindo a aumentar, e cerca de metade dos profissionais inquiridos estima que esta é uma tendência que vai manter-se nos próximos dois anos.
Para ver estudo completo clique aqui
Voltar atrás