TABACO

14 de Novembro de 2011

O Tabaco é uma planta do género nicotínico e existem mais de cinquenta espécies diferentes. A Nicotina Tabacum é a que suscita maior interessem: - é uma planta originária do continente americano, cigarros
As formas de consumo tradicionalmente utilizadas são as seguintes: Charuto; Cigarro – com ou sem filtro; Cachimbo; Rapé; Tabaco de mascar.


Tabaco    

O Tabaco é uma planta do género nicotínico e existem mais de cinquenta espécies diferentes. A Nicotina Tabacum é a que suscita maior interessem: - é uma planta originária do continente americano, cigarros

As formas de consumo tradicionalmente utilizadas são as seguintes: Charuto; Cigarro – com ou sem filtro; Cachimbo; Rapé; Tabaco de mascar.

Estas substâncias podem ser agrupadas em:

    * Nicotina - É o alcalóide responsável pela maior parte dos efeitos que o Tabaco produz no organismo e o responsável directo da dependência física.

    * Os Irritantes . O fumo do tabaco contém muitas substâncias irritantes, como a acroleína, os fenóis, o peróxido de nitrogénio, o ácido cianídrico, o amoníaco, etc., responsáveis pela constrição brônquica, pela estimulação das glândulas secretoras da mucosa e pela tosse típica do fumador, em resumo, pela alteração dos mecanismos de defesa do pulmão.

    * Condensados e outros agentes cancerígenos - Inclui-se neste grupo toda uma série de hidrocarbonetos com agentes cancerígenos; de todos eles, o mais estudado, devido à sua relação directa na degeneração celular, é o alfabenzopireno.

    * Monóxido de Carbono - É um gás incolor de elevado poder tóxico; pode ser encontrado, em concentrações elevadas no fumo do tabaco. Tem uma grande afinidade para combinar-se com a hemoglobina e diminuir assim a capacidade do sangue para transportar o oxigénio.

Tem efeitos estimulantes e depressores.

Produz hipotonia muscular e diminuição dos reflexos tendinosos;

Nas pessoas não dependentes provoca náuseas e vómitos.

Facilita a memória, reduz a agressividade e diminui o aumento do peso e o apetite em relação aos doces e aumenta o gasto de energia, tanto na inactividade como no exercício.

Fumar um cigarro provoca um aumento do ritmo cardíaco, da frequência respiratória e da tensão arterial e tudo isso produz um aumento do tónus do organismo.

Ao inalar o fumo, a nicotina actua no cérebro de forma quase imediata provocando uma acção satisfatória no indivíduo; a sua prática reiterada acaba por consolidar-se no comportamento do fumador. A partir da,í pode falar-se em dependência da nicotina.

Mesmo sendo, a nicotina, uma substância estimulante, a maior parte dos fumadores considera que relaxa; isso deve-se, uma vez criado o hábito, ao facto de o cigarro acalmar a ansiedade provocada pela sua falta

 Efeitos a longo prazo

Aparelho respiratório

O fumo do Tabaco produz uma acção irritante sobre as vias respiratórias, provoca uma maior produção da mucosidade e dificuldade em eliminá-la. A irritação contínua provoca a inflamação dos brônquios (bronquite crónica).

As secreções dificultam a passagem do ar, originando a obstrução crónica do pulmão e graves complicações (enfisema pulmonar).

Diminuição da capacidade pulmonar: os fumadores têm menor resistência física e cansam-se mais.

É indubitável a relação causa-efeito entre o tabaco e o cancro do pulmão. Existe uma forte relação entre o risco de desenvolver esta patologia e os seguintes factores: a quantidade de tabaco consumido, a idade de iniciação, o número de aspirações dadas por cada cigarro e o costume de manter o cigarro na boca entre uma e outra aspiração.

 Aparelho circulatório

O Tabaco é um factor de risco muito importante no que se refere às doenças cardiovasculares; a sua acção provoca arteriosclerose, que favorece o desenvolvimento de transtornos vasculares (exemplo: trombose e enfarte do miocárdio).

 Tabaco e gestação

Numerosos estudos indicam que o tabagismo materno influi no crescimento do feto, especialmente no peso do recém nascido.

Esta substância origina um aumento dos índices de aborto espontâneo, complicações na gravidez e no parto e nos nascimentos prematuros.

 Outras consequências do consumo de tabaco

Sem fazer uma enumeração exaustiva, alguns dos efeitos mais comuns nos fumadores crónicos são:

Úlceras digestivas; Aparecimento de faringite e laringite, afonia e alterações do olfacto; Pigmentação da língua e dos dentes, assim como a disfunção das papilas gustativas, etc.; Cancro de estômago e da cavidade oral.

 Potencial de dependência

Existe tolerância a alguns dos efeitos da nicotina, como náuseas, vómitos e enjoos. Não existe tolerância no aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. A supressão súbita dos índices de nicotina no sangue produz uma sintomatologia que evidencia a síndrome de abstinência tabagística, que se apresenta da seguinte maneira:

Intranquilidade ou excitação, Aumento da tosse e da expectoração, Ansiedade e Agressividade, Má disposição, Dificuldade de concentração que pode diminuir a atenção na condução de veículos, Aumento do apetite e do peso corporal e Diminuição da frequência cardíaca. A nicotina é uma substância muito aditiva, como o demonstra a enorme quantidade de indivíduos no mundo que dependem desta substância e a dificuldade em alcançar a abstinência, inclusive para os que já têm graves complicações físicas.

 

  Relacionados

Sem notícias relacionadas!

Icon   CAD em imagens de vídeo

Icon  Segurança Rodoviária

1665594028neuropal.png
+

Icon   Edições anteriores

1605293869_fnas-imagem.png
Lançamento do livro 'Verdades sem medo' crónicas violência, tráfico e crime organizado unanimemente considerado o epílogo natural de um legado
Fazer download
1605535511_cej.png
Devemos ter um programa e uma estrutura vertical
Fazer download
1605279149_imagem1-eurocare.jpg
Obrigado, Jorge Sampaio
Fazer download
1605613335_imagem2-fas.jpg
Rui Tato Marinho é o novo director do programa nacional para as hepatites virais
Fazer download
1605613369_imagem3-ias.jpg
Cada euro investido em projetos pori tem retorno de 6.5€ para a sociedade
Fazer download
1605293573_unnamed-rarha-2.jpg
É fundamental o aumento de recursos e a melhoria de repostas
Fazer download

Icon  Eventos

1630404627j21-eventos-marzo-2021.jpg
3º CONGRESSO INTERNACIONAL e XLVIII JORNADAS NACIONAIS DE SOCIDROGALCOHOL

Barcelona  dias 21, 22 e 23 de Outubro

1630404107spa-img.jpg
IX CONGRESSO & XXVII JORNADAS de ALCOOLOGIA

28-29 Outubro 2021 auditorio Biblioteca Almeida Garret - PORTO

1591624067lisbon.jpg
Lisbon Addictions

23-25 de novembro de 2022 Coloque na agenda

Newsletter