ÓPIO

14 de Novembro de 2011

O Ópio é o produto natural de um tipo de papoila chamada Papaver Somniferum. - papoila dormideira.
Produz-se, actualmente, de forma não controlada em algumas zonas do Médio e Extremo Oriente e, muito recentemente, em alguns territórios americanos.
Extrai-se, realizando uma incisão na cápsula debaixo das pétalas da planta. Estes cortes deixam escapar um alcalóide com aspecto leitoso, que coagula rapidamente e adquire um tom acastanhado em contacto com o ar.


Ópio    

O Ópio é o produto natural de um tipo de papoila chamada Papaver Somniferum. - papoila dormideira.

Produz-se, actualmente, de forma não controlada em algumas zonas do Médio e Extremo Oriente e, muito recentemente, em alguns territórios americanos.

Extrai-se, realizando uma incisão na cápsula debaixo das pétalas da planta. Estes cortes deixam escapar um alcalóide com aspecto leitoso, que coagula rapidamente e adquire um tom acastanhado em contacto com o ar.

Cada uma das cápsulas contém quantidades baixas de ópio e calcula-se que são necessárias cerca de duas mil plantas para obter um quilo desta substância. A extracção legal é praticada de forma mecânica, produzindo a “palha de ópio”, que depois é quimicamente processada pelas máquinas que fazem a colheita.

A papaver cresce de forma espontânea em toda a área do Mediterrâneo e Médio Oriente, pelo que não é de admirar que, durante a Revolução Neolítica, e mais tarde no mundo clássico Greco-Romano, onde se originou o complexo cultural do Ópio, tenha estado sempre ligada à medicina mais exclusiva e reservada aos mais poderosos.

O Ópio é, conhecido desde os tempos da Grécia Clássica, – a Teriaga, o medicamento mágico que tudo cura e que alcança o seu maior prestígio nos finais da Idade Média e no Renascimento, pela mão do quase monopólio que detinham os “Senhores” de Veneza.

No Oriente, o Ópio foi conhecido a partir do século VII como um produto exótico e mágico que chegava do Ocidente.

Essa expansão adquiriu características epidémicas na China, país que não tinha experiência histórica em relação ao Ópio, devido a importações em massa, encabeçadas pela Inglaterra que controlava as plantações de Bengala, Portugal e Espanha a partir das suas colónias do Oriente e, em menor medida, da França, Pérsia e Império Turco.

A oposição da China à importação do Ópio esteve na origem das Guerras do Ópio, que geraram um lucrativo mercado mundial desta substância nos finais do século XIX.

Da forma acima descrita, obtém-se o ópio puro que, depois de passar por um processo de refinação e transformação, pode ser fumado, comido ou bebido.

O procedimento mais comum é fumá-lo num tubo de papel de estanho, aplicando debaixo dele uma fonte de calor.

As apresentações mais frequentes são em forma de tubos pequenos (semelhantes a um cigarro sem filtro), em forma de pó ou em pequenas bolinhas.

Todos os opiáceos actuam sobre receptores cerebrais específicos. Estes encontram-se localizados no sistema límbico, na massa cinzenta, na espinal-medula e em algumas estruturas periféricas.

Os principais efeitos farmacológicos do ópio são causados pela morfina, um dos seus principais compostos.

Sobre o Sistema Nervoso Central:

    * Analgesia,

    * Sonolência,

    * Euforia,

    * Sensação de tranquilidade e diminuição do sentimento de desconfiança,

    * Embotamento mental,

    * Contracção da pupila,

    * Náuseas,

    * Vómitos,

    * Depressão respiratória (causa de morte por overdose)

    * Desaparecimento do reflexo da tosse.

 Outros efeitos:

Libertação de histamina - vasodilatação e comichão na pele.

A nível endocrinológico: inibição da hormona que liberta a gonadotropina, diminuição dos níveis do factor de libertação da corticotropina - diminuem os níveis de plasma do cortisol testosterona.

Na mulher produzem-se ciclos menstruais irregulares.

No aparelho digestivo e bexiga: os movimentos peristálticos tornam-se lentos, favorecendo a prisão de ventre. O tónus do esfíncter aumenta e os reflexos de micção diminuem, provocando dificuldade de urinar.

 Efeitos a longo prazo e potencial de dependência

Desenvolve tolerância em relação aos efeitos de:

    * Euforia,

    * Depressão respiratória,

    * Analgesia,

    * Sedação,

    * Vómitos

    * Alterações hormonais.

 Não a desenvolve para a miose nem para a prisão de ventre. Estes efeitos, junto com a diminuição da libido, insónia e aumento da transpiração, são os sintomas dos consumidores crónicos.

Existe tolerância cruzada entre todos os agonistas opiáceos, pelo que se utiliza para os tratamentos de desintoxicação e desabituação.

Os opiáceos, devido aos seus potentes efeitos eufóricos e à intensidade da sintomatologia da abstinência, são substâncias muito aditivas 

 Síndrome de Abstinência

Sintomas e sinais:

Desejo de consumo, inquietação e irritabilidade, hipersensibilidade à dor, náuseas, dores musculares, estado de ânimo disfórico, insónia, ansiedade dilatação das pupilas, transpiração, “pele de galinha”, taquicardia, aumento da tensão arterial, bocejos, febre.

  Relacionados

Sem notícias relacionadas!

Icon   CAD em imagens de vídeo

Icon  Segurança Rodoviária

1665594028neuropal.png
+

Icon   Edições anteriores

1605293869_fnas-imagem.png
Lançamento do livro 'Verdades sem medo' crónicas violência, tráfico e crime organizado unanimemente considerado o epílogo natural de um legado
Fazer download
1605535511_cej.png
Devemos ter um programa e uma estrutura vertical
Fazer download
1605279149_imagem1-eurocare.jpg
Obrigado, Jorge Sampaio
Fazer download
1605613335_imagem2-fas.jpg
Rui Tato Marinho é o novo director do programa nacional para as hepatites virais
Fazer download
1605613369_imagem3-ias.jpg
Cada euro investido em projetos pori tem retorno de 6.5€ para a sociedade
Fazer download
1605293573_unnamed-rarha-2.jpg
É fundamental o aumento de recursos e a melhoria de repostas
Fazer download

Icon  Eventos

1630404627j21-eventos-marzo-2021.jpg
3º CONGRESSO INTERNACIONAL e XLVIII JORNADAS NACIONAIS DE SOCIDROGALCOHOL

Barcelona  dias 21, 22 e 23 de Outubro

1630404107spa-img.jpg
IX CONGRESSO & XXVII JORNADAS de ALCOOLOGIA

28-29 Outubro 2021 auditorio Biblioteca Almeida Garret - PORTO

1591624067lisbon.jpg
Lisbon Addictions

23-25 de novembro de 2022 Coloque na agenda

Newsletter