“Ao volante, o telemóvel pode esperar”
11 de Outubro de 2022
“Balanço da Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
Terminou ontem a campanha de segurança rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da ANSR, GNR e PSP, que decorreu entre os dias 3 e 10 de outubro.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR no Continente, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, Lisboa, Évora, Faro, Setúbal e Coimbra. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 757 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
- A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
- A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
- O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.
Nestas ações de proximidade com o cidadão, a ANSR partilhou dados estatísticos relativamente ao uso indevido do telemóvel durante a condução. A exibição de um vídeo impactante sobre a temática levou a uma perceção mais real das consequências deste comportamento. No final das ações foi distribuído um flyer com informações sobre as estatísticas e os estudos relacionados com esta temática, bem como as consequências legais dos comportamentos infratores.
Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 3 e 10 de outubro, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 57.840 veículos, tendo sido registado um total de 14.945 infrações, das quais 976 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução.
No período da campanha, de 3 a 10 de outubro de 2022, registou-se um total de 2.769 acidentes, de que resultaram 15 vítimas mortais, 51 feridos graves e 878 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se menos 122 acidentes, mais 6 vítimas mortais, menos 1 ferido grave e menos 65 feridos leves.
Comunicado de Balanço da campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
Relacionados
Sem notícias relacionadas!
Edições anteriores
Eventos
Barcelona dias 21, 22 e 23 de Outubro
28-29 Outubro 2021 auditorio Biblioteca Almeida Garret - PORTO
Newsletter
Remover Subscrição
Tem a certeza que pretende remover o seu email da nossa newsletter ?