Revista Dependências - Junho 2015

EMCDDA: 20 anos de monitorização do fenómeno das drogas na Europa

Health 4 MOZ: voluntariado português leva saúde, conhecimento e ciência a Moçambique. 20 anos do CRI de Aveiro assinalados com encontro científico  

  Ver Revista  


  PARCEIRO 2014 - Plano Nacional de Saúde 2012-2016

 

A revista Dependências acaba de ser reconhecida pela Direção-Geral da Saúde como Parceiro do Plano Nacional de Saúde 2014. Agradecemos desde já tão honrosa distinção que, obviamente, nos orgulha mas também motiva na prossecução de um desafio agora ainda maior. Partilhamos esta distinção com todos os que até hoje nos ajudaram a elevar este projecto. A todos vós o nosso especial agradecimento.

 

  Ler mais  
  EMCDDA explora novas dinâmicas e dimensões do fenómeno das drogas na Europa

A dinâmica na mudança do mercado de heroína, as implicações mais recentes no consumo de cannabis e as novas características e dimensões do mercado de estimulantes e das “novas drogas” são alguns dos temas realçados pela agência da UE de informação sobre droga (EMCDDA) no lançamento do seu Relatório Europeu sobre Drogas 2015: Tendências e evoluções, publicado no dia 4 de Junho, em Lisboa. Na sua análise anual, a agência reflete sobre 20 anos de monitorização e examina as influências globais e as ramificações locais do fenómeno da droga na Europa em constante mudança.

  Ler mais  
  20 anos do CRI de Aveiro assinalados com encontro científico

... Do evento resultou um encontro científico, marcado pela partilha das preocupações dos nossos tempos, atravessando diferentes perspectivas e conceitos, através de conferências, cursos e mesas redondas. Para o efeito, estiveram presentes sociedades científicas e especialistas que, de forma distinta, se destacam na sua actividade profissional.

  Ler mais  
  Duas novas drogas disponíveis por semana

A sede nacional da Polícia Judiciária, em Lisboa, acolheu no dia 3 de Junho um workshop sobre novas substâncias psicoactivas. Recorde-se que, em Maio de 2014, havia sido celebrado um protocolo entre o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, visando a colaboração na resposta aos desafios apresentados pelas Novas Substâncias Psicoactivas e o momento serviu apresentar e discutir os resultados obtidos a partir desta colaboração.

  Ler mais  
  Combater o uso nocivo de álcool deve ser prioridade dos governos

O relatório evidencia a sobrecarga do uso nocivo do álcool na região da OCDE e apresenta um conjunto de recomendações para as políticas de saúde pública para lidar com os efeitos nocivos do álcool a nível nacional. O documento reconhece ainda a grande quantidade de doenças causadas pela dependência ou abuso de álcool e a existência de tratamentos eficazes para reduzir o seu consumo.

  Ler mais  
  Bebidas alcoólicas e meios de comunicação social

O auditório da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, em Vila Nova de Gaia, acolheu no dia 29 de Maio a conferência internacional “Bebidas Alcoólicas & Meios de Comunicação Social”. A iniciativa, organizada pela APDC (Associação Portuguesa de Direito do Consumo) e presidida por Mário Frota, juntou especialistas nacionais e internacionais para analisar estratégias para a prevenção do consumo de álcool e abordar as políticas adoptadas na União Europeia.

  Ler mais  
  Enfermeiros por um dia

No dia 4 de junho, as crianças da Escola Básica de Gens, em Gondomar, viveram um dia diferente proporcionado pelo Conselho de Enfermagem Regional do Norte e pela Mesa do Colégio de Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica da Secção Regional Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE). O objetivo da iniciativa foi “Desmistificar os medos dos profissionais de saúde”.

  Ler mais  
  Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros cumpre tradição humanista

Cumprindo com uma tradição assinalável do ponto de vista humanista, a Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE) homenageou no dia 23 de Maio os seus profissionais aposentados. A iniciativa realizou- se no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro e foi presidida pelo Presidente da SRN, Jorge Cadete.

  Ler mais  
  Saúde, conhecimento e ciência solidária para Moçambique

A Health 4 MOZ – Health for Mozambican Children and Families - é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, com estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (O.N.G.D.) desde 2013. Tem como objectivo geral a concepção, execução e apoio de programas e projectos de cooperação para o desenvolvimento e de assistência humanitária em Moçambique, nas áreas da saúde, incluindo educação, assistência médica, medicamentosa e alimentar.

  Ler mais  
  Dependências em Revista

Salud mental La salud mental incluye nuestro bienestar emocional, psíquico y social. Afecta la forma en como pensamos, sentimos y actuamos cuando lidiamos con la vida. También ayuda a determinar cómo manejamos el estrés, nos relacionamos con otras personas y tomamos decisiones. La salud mental es importante en todas las etapas de la vida, desde la niñez y la adolescencia hasta la edad adulta.

  Ler mais  
  Jóvenes en rehabilitación y familiares hablan de autoestima, crecimiento erótico y grupos de referencia

La Confederación de Alcohólicos, Adictos en Rehabilitación y Familiares de España, CAARFE, se reunió en un Encuentro de Jóvenes el pasado fin de semana (15, 16 y 17 de mayo) en Ejea de los Caballeros, Aragón, en el que ha sido su primer acto como confederación nacional.

  Ler mais  
  “30 anos a mudar vidas”

Foi o tema escolhido pelos NA reunidos nos dias 30 e 31 de Maio no Cine Teatro de Vila do Conde, na XXV Convenção Portuguesa. Mais do que um vasto programa de partilha e reuniões, a convenção serviu para rever amigos e familiares vindos de todos os cantos do País.

  Ler mais  
  Regresso do Programa de Troca de Seringas às Farmácias

Na sequência do Acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a ANF, em Julho de 2014, sobre a participação das farmácias em programas de Saúde Pública, as farmácias reiniciaram a sua participação no PTS em Janeiro de 2015. O reinício do programa nas farmácias foi feito de forma gradual e obedecendo a prioridades geográficas de intervenção

  Ler mais  
  Dar voz aos silêncios

A Comunidade Vida e Paz organizou, no dia 5 de Junho, na Escola Superior de Saúde de Leiria, as XI Jornadas de Saúde e das Toxicodependências. O evento teve como lema Dar Voz aos Silêncios e serviu para abordar temáticas como a sexualidade ou a espiritualidade nas adições, diferentes abordagens terapêuticas e uma discussão de casos clínicos nas perspectivas da área da psicologia, da psiquiatria e do serviço social.

  Ler mais  
  110 anos, uma missão sem prazo

Após mais de um século de existência atravessado por marcadas transformações sociais, tecnológicas e científicas, a Liga das Associações de Socorro Mútuo de Vila Nova de Gaia – tal como o conceito mutualista – mantém intacta a sua razão de existir. Inspiradas por uma missão idealista, várias gerações têm actualizado um projecto social que, de tão justo e produtivo, se adequa a qualquer contexto ou época.

  Ler mais  
  Economia social: uma visão com futuro

Para assinalar o momento e a visível afirmação do movimento cooperativo em Portugal, foi organizado em parceria] um Seminário Temático “Cooperativismo em Portugal”. A sessão foi ministrada por Fernando Martinho, Licenciado em Gestão de Cooperativas, no passado dia 22 de Maio, no Porto Design Factory do IPP.

  Ler mais  

 

Se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui.

Se não desejar continuar a receber a Newsletter de Dependencias clique aqui.

O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a quem solicitou a inscrição e não pode ser considerado SPAM. De acordo com a legislação internacional: "O e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma do receptor ser removido da lista".